segunda-feira, 31 de dezembro de 2012

Retro 2012

E mais um ano se vai, mas graças a Deus a sensação é de que vem muito mais por ai. Talvez essa seja a renovação que o dia 21 prometia =)
Esse ano de 2012 veio atrás do ano anterior, sem folga, numa correria danada, sem tempo para respirar. E eu procurei fazer cada momento livre que conseguia, o maior possível. Acabei não escrevendo muito no blog, por eu ter preguiça mesmo, mas também pela falta de tempo, coisa que quero melhorar nesse ano novo. Escrever mais, expor mais minhas opiniões e compartilhar mais minhas conquistas que se Deus quiser serão muitas!

Comecei o ano ainda com o pessoal da GuaruREC, eles numa vibe que não queriam parar nenhum segundo e eu já meio sufocado por essa intensa pressão. Experimentamos algumas coisas, nem tudo deu certo.





Mas, eu sempre acho que por tentar fazer já é muito valido e no minimo a gente aprende a não fazer mais kkkk. Nesse meio tempo, o diretor de Teatro Marcus Cruz esteve em alguns encontros, presenciou algumas discussões, principalmente as minhas em relação a querer manter minha identidade e querer ser aceito assim. Mas enfim, ele convidou a Juh Ferraz pra participar de uma peça dele que ele levaria para São Paulo. Por o ensaio ser proximo a minha casa, a Juh veio aqui e daqui eu fui junto com ela até o ensaio. Lá, a peça estava sem um técnico de luz, então o Marcus me propos o cargo. Eu muito afim de fazer algo diferente do que eu já estava fazendo, gostei da ideia. E acabou que fiquei como maquiador, cabelereiro, bilheteiro, técnico de luz e som. Ainda tentei registrar em video a temporada, que ainda não tive tempo de editar, mas logo farei. E essa experiencia de todo final de semana subir pra São Paulo, de sempre ser uma aventura, a gente se perder, discutir, se divertir, ficar juntos, e cada apresentação ser diferente da outra e com a casa cheia ou vazia ser uma experiencia incrivel! Foram aproximadamente 4 meses muito interessantes.



Nesse meio tempo a GuaruREC corria rodando o média-metragem: 13 Chamadas II. Eu fiquei um pouco distante. Por que eu acho que a gente já experimentou esse metodo de produção, que é muito bom pra começar, se jogar numa produção e fazer e vamo fazer, bem no estilo "uma ideia na cabeça e uma camera na mão". Mas, esse cinema mais do que de guerrilha, acaba produzindo filmes que são muito pessoais, que nós amamos por que sabemos a dificuldade que foi pra produzir, mas de dificil aceitação do publico e da crítica que não estão envolvidos na produção. Então o que eu penso é que a partir de agora a gente tem que da prioridade pro Roteiro, pra pré-produção, ensaios, planejamento. Deixar de só se preocupar com a produção. A produção é sim a melhor parte, mas bem planejada ela além de ser a melhor parte, se torna mais produtiva também. Enfim, a produção do média foi de guerrilha, eu participei de 2 gravações e as outras, principalmente a maior de abertura do filme foi bem trabalhosa de se filmar, mas enfim as gravações terminaram e começamos a pós produção. Outra coisa que não foi facil. É onde principalmente reflete a falta de preocupação na pré produção, é engraçado o quanto você não dar atenção no começo pode prejudicar no final. Mas depois de bastante trabalho o filme ficou pronto. 43 minutos, mais ou menos 4 meses de produção. Estreiou dia 21 de Junho no Cine3 Ferry Boat's Plaza aqui no Guarujá.





Mesmo anteriormente já ter trabalhado com programa de tv aqui na ilha com o Tony Valentte, resolvi aceitar a proposta do Marcus Cruz para um programa estilo American Idol aqui na cidade. Na realidade, eu fui mais com a intensão de ajudar, por que com a experiencia anterior, eu já sabia o quanto é dificil alguma coisa da certo por aqui. Então começamos o Vitrine da Fama. Me propus a produzir a apresentadora e editar o programa se fosse necessario. Mas logo de cara já foi um problema, tive uma discussão com a diretora da TV, por que ela chegou mudando toda nossa programação e cargos, eu de produtor da apresentadora fui pra porteiro do estudio. Imagina o quanto eu fiquei feliz, só que não. Bom, o programa rendeu 10 episódios. Infelizmente, por ordem superior ele foi cancelado antes do final e sem previsão para conclusão, pelo menos até onde eu saiba.



Trabalhando com audivisual, uma hora ou outra eu iria ter a experiencia de trabalhar na política. E foi esse ano. Com a mesma produção do Programa Vitrine da Fama, entrei pra produção de videos para internet dos vereadores da cidade, mas acabou que ainda fiz um lyric video pro candidato a prefeito e um programa eleitoral pra uma coligação de Bertioga. Foi chato, cansativo, nenhum pouco artístico. E ainda não terminou bem. Rompi com o produtor por discordância financeira. No final das contas, foi uma experiencia. Talvez, não descarto, possa haver outra. A gente precisa trabalhar, mas com certeza na proxima vez será diferente.

No começo do ano (voltando alguns meses) meu amigo Luis Fabiano Teixeira, que tá na Holanda, me enviou via internet um material em video para eu montar um mini documentário para ele sobre sua arte na Europa. Demorou um pouco, mas terminei o video, ele gostou e em Setembro o filme foi aceito no Festival Santista de Cinema - Curta Santos na categoria Novos Olhares. Foi muito legal ser indicado. Também havia inscrito o curta que produzi com minhas sobrinhas o ano passado em homenagem ao cinema mudo e ele também foi selecionado para mostra. Foi muito bacana isso. Infelizmente não ganhamos. Mas só em estar na seleção já é uma grande vitória.


E agora no final do ano a Virginia Nascimento entrou em contato comigo e me propos de ministrar o curso de audiovisual na escola de Artes Cênicas dela em Santos. A proposta foi fazer um piloto esse final de ano
para assim no ano que vem produzir todas as outras aulas. Foi muito bacana. Eu tava num momento isolado do mundo e de repente tive que sair da minha zona de conforto e ir pra frente de uma classe, foi um super desafio pra mim, mas eu gostar demais de incentivar as pessoas a buscarem seus sonhos e princpalmente experimentarem o audiovisual, foi muito legal. No final, os curtas produzidos foram exibidos no Cineroxy 4 em Santos, a gente produziu um curta chamado Psique e a Virginia ainda me homenageou com um troféu como melhor edição. Como sempre a experiencia de fazer cinema é uma das melhores que eu já senti.



Hoje acordei de um sonho que apesar de ser totalmente fantasioso, só me diz uma coisa: continue acreditando nos seus sonhos que você vai conseguir, você vai chegar lá. Sonhei que tava conversando... tentando conversar com a Kate Winslet e ela era super fofa mesmo com meu inglês precario. E eu dizia pra ela, você ainda vai ver meus filmes... no Oscar! E se Deus quiser, um dia isso vai acontecer! Eu acredito!

Pro ano que vem, mais planejamento, mais trabalho... minha DSLR chegando se Deus quiser e um mundo todo de possibilidades me espera. Estudar mais e mais e mais e preciso muito aprender a me concentrar mais numa coisa só! kkk e sim, buscando a felicidade sempre! Por que como meu amigo Luis Fabiano Teixeira diz: eu vou continuar tentando sempre!

PS. Em fevereiro desse ano uma coisa que eu sempre imaginei aconteceu. Meu amigo Andrio Alburquerque veio me visitar aqui em casa, foi muito divertido ter ele aqui por uma semana, aqui na ilhazinha. Sempre sonhei com ele vindo aqui, mas achava muito dificil disso acontecer, pois ele mora no Rio de Janeiro e aqui não ter nada perto do Rio. Mas por ele ta trabalhando em São Paulo e ter uns dias de folga, resolveu descer e vir conhecer a terrinha =) - Foi os melhores dias desse ano =).

Nenhum comentário:

Postar um comentário